top of page

Vamos agregar os vários pontos e construir esse novo paradigma, essa "nova cultura de saúde&quo

Estes espaço de blog tem por objetivo expandir o debate das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Reunirmos as considerações, elaborações e proposições no campo do cuidado. Este é um espaço para os diversos Atores dessa Rede se manifestar e ampliar o debate. Vamos agregar os vários pontos, que são muitos, fortalecer os laços e construir esse novo paradigma, essa "nova cultura de saúde".


Segue um trecho do Artigo de Emílio Telesi Júnior: "Práticas integrativas e complementares em saúde, uma nova eficácia para o SUS".


"Não é por necessidade de saúde que milhares de pessoas vêm procurando as Práticas como forma de recuperação da saúde. Afinal, temos o que há de mais moderno e avançado na medicina, tanto no SUS como no sistema privado. Não é por falta de procedimentos diagnósticos, médicos, medicamentos ou outros recursos que estamos resgatando o valor das medicinas tradicionais. É por vontade de afirmar uma identidade de cuidado oposta à prática de cuidado feita de forma muitas vezes desumana, que infelizmente prepondera entre nós. As PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde. O que move as pessoas envolvidas no projeto é, antes de tudo, o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros."



Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page