top of page

Disciplina de Verão sobre PICS é ofertada em graduação da UFG

​Iniciou semana passada na UFG – Regional Catalão (futura UFCAT – Universidade Federal de Catalão), no dia 04/02/2019 período matutino, a disciplina de verão intitulada ” Estratégias e Ferramentas para o Cuidar por meio das Práticas Integrativas e Complementares”, ofertada pelo curso de enfermagem desta instituição, sob coordenação das professoras Profa. Dra. Calíope Pilger; Profa. Ms. Anna Paula Mendonça; Profa. Esp. Carolina Sverzut; Profa. Esp. Daniely Rodovalho Macedo e Profa. Esp. Nayline Martins Pereira.


Esta disciplina possui uma carga horária de 32horas, e teve como objetivo geral, abordar o uso das Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICs) como ferramentas de cuidar em grupos de saúde, educação e trabalho. Os procedimentos e estratégias de aprendizado utilizadas foram aulas expositivas-dialogadas, seminários, processos grupais, vivências de algumas práticas como reiki, terapia floral, reflexologia podal, cromoterapia e auriculoterapia.


Dentre os conteúdos da disciplina estão os conceitos que envolvem as PICs; - Política Nacional de Promoção da Saúde; Práticas Integrativas e Complementares e; Educação Popular em saúde do SUS; - Contextualização teórica e Vivências práticas de algumas PICs, como Reiki; Cromoterapia; Reflexologia; Florais de Bach; Automassagem, auriculoterapia, entre outras. - - Ferramentas de trabalho com grupos e Grupos e as PICs;


Estão matriculados na disciplina acadêmicos do curso de Enfermagem, psicologia, matemática industrial, química, física, ciências sociais e engenharia de minas. O que proporciona discussões de cunho multiprofissional, interdisciplinar com vivências e experiências diferentes, deixando-a mais rica, e com possibilidades de quebra de paradigmas vigentes e enraizados.


Importante destacar que no curso de enfermagem da UFG – Regional Catalão há um laboratório de PICs, no qual são desenvolvidas pesquisas, vivências e ofertado práticas para a comunidade.



Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page