top of page

Mapeamento de pesquisadores nas universidades é destaque na primeira reunião do GT Acadêmico da Rede


No dia 21 de fevereiro de 2019, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília, aconteceu a 1ª reunião do GT Acadêmico da Rede PICS DF. O encontro contou com representantes da UnB, Ministério da Saúde, Fiocruz e a equipe do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa. Na ocasião, o Presidente do Consórcio Prof. Dr. Ricardo Ghelman apresentou temas como a importância do mapeamento dos pesquisadores em PICS no Brasil, dentro das universidades, com suas respectivas representações em pesquisa e ensino.


Para o Prof. Ghelman, essa é uma área que necessita de esforços para uma melhor estruturação das ações no sentido de subsidiar políticas públicas na área da saúde, com ênfase nas práticas integrativas e complementares.


Ainda em sua fala, o prof. apresentou os parceiros nacionais e internacionais, como Observatório Nacional de Práticas Integrativas, Fiocruz e a BIREME/OPAS/OMS, atual depositária do portal do Consórcio. Outra intenção estratégica do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa é a oferta de cursos de capacitação na área de pesquisa qualitativa e quantitativa para pesquisadores interessados e ligados ao Consórcio.


Outro ponto importante comentado foi o Mapa de Evidências, um projeto em cooperação com a BIREME/OPAS, que deverá ser lançado em breve e apresentado ao Ministério da Saúde.


A importância e necessidade desse mapeamento de pesquisadores dentro das universidades despertou grande interesse do público presente e trouxe como encaminhamento a intenção de uma parceria firmada entre a UnB e o Consórcio. Os professores presentes e a vice-diretora da Faculdade de Saúde se comprometeram a realizar o levantamento de seus pesquisadores e criar uma agenda junto a Reitoria e os Decanatos envolvidos na ação, para mais uma apresentação do Consórcio, no intuito de institucionalizar essa parceria e no fomento às pesquisas na busca de evidências científicas centradas na promoção da saúde e bem estar do ser humano.



Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page