top of page

Primeiras (e muitas) palavras após uma saga

Um relato emocional sobre o projeto de introdução de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em sete escolas estaduais do Distrito Federal

Ontem, eu cheguei em casa e a única coisa que eu queria era: dormir.

Dormi direto! Dormi, dormi, dormi.

Meu corpo recebeu a autorização do descanso após uma saga. Demos o nosso melhor sem medir esforços. Estou com uma sensação de paz por estarmos verdadeiramente no bom combate.

Emociona-me recordar das crianças, adolescentes e profissionais da educação que vivenciaram as PIS ontem pela manhã na inauguração do Espaço Olhar. Um deles disse "diretor, traz a gente Amanhã de novo, estou tão calmo".

Eu apliquei Reiki em dois profissionais da educação, Otoniel, e a professora artista que ambientou nossos espaços e nossas almas. Nós duas nos emocionamos.

Após o Reiki, nossos olhos brilhavam com lágrimas pela emoção. Eu disse à Larissa que ela consegue traduzir meus sonhos em arte.

Fomos ao Gesner, nossa célula mater desse sonho, encontrar com o Secretário de Educação, ouvir os depoimentos dos meninos que participam das PIS e que emocionaram a todos.

Na inauguração do Espaço Olhar, Espaço para formação e realização das PIS na Coordenação Regional de Ensino do Gama, vivi momentos eternizados pela emoção.

O mestre Woo super reverenciado.

Edna, lutadora pelas PIS na Região Sul (eu e Ju a convidamos com muita reverência e reconhecimento).

Neila, que trouxe um amigo Naturólogo e encheu de PIS nossa pracinha, fazendo muitos atendimentos em auriculoterapia.

Martinha, que trouxe o ayurveda dentro do carro (ela é uma divindade).

GERPIS, lindamente, profundamente harmonizada e presente aqui, atuando com a PIS dialogando entre si (meu sonho). Os voluntários (Nair chorou muito de emoção pelo sonho realizado), meus pupilos da TCI lindos, Maira e as crianças na medtiação, a roda de terapia comunitária sob a sombra da árvore, num tapete... Simples, alegre, acolhedor... Eluide e Fran foram ótimas!

Meu coração agora para e respira... E as lágrimas me vêm...

O Décio, com transtorno mental grave persistente, esquizofrênico, que ficou preso em casa por mais de 20 anos por sua questão de saúde, sendo ovacionado como artista por sua mandala sob a sombra da árvore! Ele estava tão feliz que o sorriso não saia do rosto. Isso pra mim foi a apoteose dos meus sonhos realizados.

Ver as pessoas divertindo-se no balanço, a simplicidade, voltar a ser criança, dar espaço pra sua criança interior num mundo que nos coloca pra correr, às vezes sem sabermos nem porquê, nem pra onde... E vem a criança interior e diz "brinque, relaxe... Só um pouquinho, por favor".

Feliz, feliz, feliz... Por querer acreditar que a Secretaria de Saúde nos viu. Nos sentíamos vistos e verdadeiramente apoiados e valorizados na Educação, Cássia, Coordenadora da CRE Gama, Chiquinha e Cleisinho e toda a equipe da Educação.... Dedicação plena, máxima, absoluta.

Oh, minha amiga Chiquinha, as palavras "dedicação e garra" não alcançam você ... Chiquinha transcende...

Meu coração ainda pergunta.... Será que os nossos nos viram? A Secretaria de Saúde, nossa casa, minha casa... Isso era uma dor que carregávamos. O apoio da Coordenação Nacional das PICS do Ministério da Saúde sempre tivemos, mas e a nossa casa?

Após um ano de projeto piloto em uma escola pública de ensino médio no Gama, as secretarias de Saúde e de Educação lançaram, nesta sexta-feira (26), o Práticas Integrativas nas Escolas – recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados à prevenção de doenças e promoção da saúde. Agora, com a oficialização, o governo do Distrito Federal contemplará outras sete instituições de ensino. "Em cada colégio serão oferecidas 11 práticas integrativas. A gerência de Atenção Primária, responsável pela região, juntamente com cada escola, montou equipes que desenvolverão essas práticas semanalmente. (Fonte: http://www.saude.df.gov.br/parceria-entre-secretarias-leva-praticas-integrativas-as-escolas-publicas/)


Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page