top of page

O INTERCONGREPICS reuniu 27 países no Rio de Janeiro

O INTERCONGREPICS reuniu aproximadamente 4 mil pessoas de 27 países, entre gestores pesquisadores, trabalhadores de saúde, representantes da Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, além de representantes de ministérios da saúde de países vizinhos. Esse importante congresso teve por objetivo trocar experiências, discutir a implantação dessas práticas nos sistemas nacionais de saúde, e como as pesquisas podem ajudar gestores e profissionais de saúde na tomada de decisão.



Na oportunidade foi lançado o portal da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (BVS MTCI), especializada na área de MTCI.

Segundo o modelo da BVS, de colaboração em rede, a BVS MTCI busca:



2. Promover a tomada de decisões informadas pelo melhor conhecimento e evidência disponíveis dos pesquisadores, gestores, profissionais e alunos da área da saúde, interessados nas MTCI;

3. Facilitar a troca de conhecimento e a colaboração entre atores;Facilitar a visibilidade de experiências e boas práticas em MTCI.A BVS MTCI é gerida pela Rede Regional em MTCI para as Américas.


Esta rede foi estabelecida através da cooperação entre instituições e organizações que promovem a formação, regulação, promoção, desenvolvimento da pesquisa e prestação de serviços de MTCI. A Organização Pan-americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), por meio do Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), age como articuladora e facilitadora de tal rede. conhrça o portal aqui: http://mtci.bvsalud.org/pt/


Outra importante de articulação foi a reunião da Redepics nacional que estabeleceu uma agenda de funcionamento em GTs e publicou uma carta a sociedade brasileira: leia aqui.

O funcionamento da Redepics será divulgado em breve.


Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page